segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sidney (Aegintha temporalis)

Sidney
Aegintha temporalis

Fêmea


Comprimento
Cerca de 12 cm

Medida das anilhas
 2,5mm

Distribuição
Costa este da Austrália.
Introduzido na Polinésia Francesa.

Distribuição


Existem 2 subespécies, a nominal (Aegintha temporalis temporalis) e o chamado "Sidney pequeno" (Aegintha temporalis minor) ou "lesser red browed finch" , como é conhecido na Austrália. Esta subespécie habita apenas no cabo York e é muito rara em cativeiro na Austrália e inexistente na Europa.
Diferencia-se de A. temporalis temporalis pelo tamanho menor, cor mais clara e pelo ventre, peito e região debaixo do bico serem quase brancos.

Aegintha temporalis temporalis
Fonte: http://www.birdkeeper.com.au/birdkeeper-magazine/the-red-browed-finch
Aegintha temporalis minor
Fonte: http://www.birdkeeper.com.au/birdkeeper-magazine/the-red-browed-finch

Dimorfismo sexual

Os machos têm a barra ocular mais grossa enquanto que as fêmeas têm uma barra ocular mais fina, que depois do olho afunila ao contrário da dos machos que mantém a mesma grossura. A cor do peito e abdomen é de uma cor cinzenta limpa nos machos e cinzenta acastanhada nas fêmeas.


Fêmea à esquerda e macho à direita


Comportamento e cuidados gerais

São aves activas e curiosas, embora demorem um pouco a ganhar confiança aquando da chegada a um novo local, mas assim que a ganham são aves bastante confiantes e alegres.
De um modo geral, são bastante pacíficos quer entre eles como com outras espécies, embora os machos quando estão com o cio possam arrancar umas penas às fêmeas ou impedir que outras aves pousem no poleiro onde se encontrem.
É uma espécie resistente.



Alimentação

Quanto a mim são muito parecidos aos bichenovs neste aspecto, preferindo uma mistura à base de painços, milho alvo branco e milho japonês (não gostam muito de alpista) e adoram espigas de painço vermelho. É uma espécie que come muito bem papa, que deve ter uma boa percentagem de proteína. Costumo dar bastantes sementes verdes que eles devoram e até aproveitam para fazer ninho. Quando estão a alimentar os filhos também se pode dar alimento vivo, como o bicho da trela/farinha (Tenebrio molitor) embora não seja estritamente necessário.



Criação

São aves que não são muito difíceis de se criar.
Precisam de espaço, pelo que uma gaiola com 1m de comprimento é o ideal se o criador estiver interessado em criar esta espécie em condições.
Rápidos a fazer o ninho, mas não tão rápidos a iniciar postura. Demoram a sentir-se confortáveis num local novo, pelo que é conveniente deixar o casal a ambientar-se primeiro antes de colocar o ninho. Assim que se ambientam e  ganham confiança chocam bem, melhor que bichenovs, estrelas ou modestos por exemplo. A postura é de 4 a 6 ovos e são chocados quase totalmente pela fêmea durante cerca de 14 dias, altura em que é preferível não perturbar o casal, pois a fêmea sai do ninho ao mínimo barulho mas voltando logo a seguir caso deixe de ver o criador por perto.


Cria com 3 dias

4 crias já independentes


Mutações

São conhecidas 2 mutações:
  • Castanho - nesta mutação o efeito é identico à mutação castanha nos estrelas, tornando o verde o dorso mais esbatido e o cinzento do peito, pescoço e ventre fica mais limpo.
  • Amarelo - rabadilha e barras oculares passam de vermelho para um amarelo torrado a puxar ao laranja.

Artigo da minha autoria

4 comentários:

  1. Boas,
    Bom artigo, isto de vez em quando custa apanhar a manhã aos bichos mas depois de apanhar é sempre a andar de certeza que para o ano vais tirar bastantes crias.
    Cumps,
    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, obrigado, espero que sim, agora para o ano também vou usar uma fêmea de 2014, a outra que tinha não sabia o ano, a ver se com uma fêmea nova e mais conhecimentos comparativamente ao ano passado a coisa corre melhor.

      Eliminar
  2. Excelente artigo. Parabéns e boa sorte para as próximas posturas.
    Abraço,
    Bruno Silva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bruno, espero que para o ano por esta altura tenha uns quantos nascidos cá em casa.
      Abraço

      Eliminar