quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Entrevista ao Ivo Coelho

Hoje vou colocar aqui a primeira de muitas entrevistas que tenho planeadas para fazer nos próximos tempos, já era um "projecto" que tinha em mente fazer há uns anos mas só agora foi posto em marcha.
O meu príncipal objectivo é acima de tudo a partilha de experiências e dar a conhecer criadores que, na minha opinião, sabem o que fazem e têm ideias próprias, ou seja, não são os tradicionais criadores de exóticos portugueses que querem ter tudo, tratam tudo da mesma maneira, metem tudo em gaiolas de 40 cm e as crias que tiram é tudo nos bengalins. Já tenho aves há uns bons anos e nunca me revi nesta maneira de se criar, quanto a mim não se vai a lado nenhum desta maneira e não sou o único a pensar assim, por isso os criadores que irei escolher para entrevistar também partilham da minha maneira de pensar e de estar neste hobby.

O primeiro criador que escolhi para entrevistar é o meu amigo Ivo Coelho, é um criador maioritariamente  de exóticos africanos tais como Bicos de lacre (Estrilda astrild), Ventres laranja (Amandava subflava), Mosqueados (Amandava amandava), Peitos celestes de cabeça azul (Uraeginthus cyanocephalus) e Amarantes do Senegal (Lagonosticta senegala), só para enumerar alguns.
O tema da entrevista é a criação das duas espécies de Amandava que ele possui.
Aqui está a entrevista e muito obrigado Ivo pela tua disponibilidade.

Quando começaste a criar estas aves e qual o motivo pelo qual as escolheste?

Comecei a criar estas aves á cerca de 5 anos sensivelmente.
O motivo que me levou a criar aves deste calibre foi simplesmente o meu gosto pessoal. Quando tinha 17 anos tive um Amandava subflava e gostei de o ter no meu viveiro da altura, quando recomecei pensei em ter aves que gostasse realmente(pequenos exóticos africanos),que comessem pouco,e em caso de venda que rendessem alguma coisa, pois este hobbie não é barato.

Casal de Ventres laranja


Com quantos casais crias actualmente?

Actualmente crio com 3 casais de Amandava subflava clarkei, 1 casal Amandava subflava subflava e 2 casais de Amandava amandava.

Crias em viveiro ou em gaiola? Quais as medidas?

Crio em viveiros, em 5 viveiros mais concretamente, com medidas iguais 2x1x2 (AxLxP)

Casal de Ventres laranja

Achas que essas medidas são as que se adequam às necessedidades dos Amandava?

Sim são medidas base de viveiros de criação, têm espaço suficiente para 5 casais, havendo espaço suficiente para reproduzir o ambiente natural o mais próximo possível. Tem uma zona de alimentação, uma zona de dormitório, e uma zona de nidificação.

Macho de Mosqueado a galar a fêmea

Nos viveiros as aves reproduzem-se de uma forma mais natural e com mais facilidade? Quais as grandes vantagens de se usar viveiros?


Sim, criar em viveiros torna tudo mais fácil, as aves estão mais á vontade, têm muito espaço sem serem incomodadas e muitas zonas de refúgio. Evitando stress nas aves. O que aumenta o bem-estar das aves, todas as aves criam nos meus viveiros.
As aves usam ramos de cedros naturais e fibra de côco para os seus ninhos, tudo o mais natural possível.
As vantagens passam por as aves terem uma grande variedade de zonas nidificantes, alimento natural com o nascimento de rebentos das sementes que as aves comem,insectos que vivem no substrato do chão dos viveiros, a plumagem torna-se muito mais vistosa, na maioria dos casos. Têm sempre banheiras grandes com água fresca, e um grande espaço de vôo.

Ninho de Ventre laranja

Quais as grandes dificuldades que encontras na criação de uma e outra espécie?

Posso dizer que não encontro grandes dificuldades na criação destas espécies, visto serem muito semelhantes nos seus hábitos.
Os mosqueados tiram ninhadas maiores, os subflavas menores, penso que o facto de não ter alimento vivo específico para subflavas, como o buffalo que está diretamente ligado a postura de 2,3 crias. Ao invés dos mosqueados que comem melhor tenébrio, e têm uma alimentação mais diversa(são menos esquisitos). Para além disso coincidir 2 tipos de vermes pequenos durante a criação destas 2 espécies aumenta exponencialmente o número de crias por postura, como por exemplo, ter, larvas da mosca da fruta e tenébrio em simultâneo. São aves que vivem muito do alimento vivo na época reprodutiva, e isso reflecte-se no número posturas,crias e porte das aves.

Ninhada de Mosqueados

Como seleccionas os reprodutores e quais as características que pretendes selecionar?

Tento juntar 2 caracteristicas que penso ser fundamentais, fenótipo de ambos os sexos e genótipo da fêmea. Melhorar a cor e porte são as minhas metas na seleção. Aves limpas no desenho com um porte nem muito nem pequeno e com uma postura sublime. Aves de exposição.

Ventres laranjas juvenis


Quando inicias a época de criação e porquê?

Março, pois coincide com o aparecimento das primeiras sementes verdes,com uma temperatura mais amena e dias maiores.

Em relação à alimentação, o que consideras ser essencial para se ter sucesso com estas espécies?

Essencial? Ter alimento vivo combinado com sementes verdes.
Mistura para pequenos exóticos da Versele-Laga,painço amarelo,vermelho e milho japonês. Sementes de relva, ou de sementes de Blattner da Versele. Milhã e poáceas.Papa insectívora  e ovo ocasionalmente, mas quase não tocam.

Mosqueado juvenil

Já concorreste com estas espécies em exposições?

Sim, com fêmeas Amandava subflava clarkei e tive sucesso :)

Quais os teus objectivos para o futuro relativamente à criação de aves?

Aumentar o número de casais e ir renovando as espécies, ir subindo degrau a degrau para espécies menos vistas,diferentes.
Pretendo deixar de criar as espécies mais fáceis e vistas, e especializar-me em espécies raras, que sofrem risco de extinção devido a capturas anuais massivas, e aumentar o número em cativeiro.

Voltar ás exposições, pois é gratificante expor aves, criar o ano todo de forma árdua e orgulhosamente expor o nosso trabalho selectivo perantes todos os criadores é uma grande recompensa.

Tornar-me num criador especializado e direcionado para a seleção de aves com qualidade a longo prazo.

Manter o meu gosto pelas aves inalterado e incondicional.


5 comentários:

  1. Parabéns ao entrevistador e ao entrevistado ;)
    Espero que tenhas sucesso com esta iniciativa.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ivo, já sabes que ainda te vou chatear mais umas vezes ;)
      Abraço

      Eliminar
  2. Olá Luis,
    Parabéns por esta iniciativa, é sempre bom conhecer criadores que têm como objectivo a criação directa.
    Obrigado também a ti Ivo por te disponibilizares para esta iniciativa. Sucesso para as tuas aves.
    Grande abraço Luis.
    Rui Pinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rui, também estás na minha lista para as entrevistas, vai-te preparando eheheh
      Abraço

      Eliminar
  3. Parabéns pela iniciativa Luís, continua, isto sim faz andar a nossa ornitologia para a frente....

    Abraço...

    ResponderEliminar