terça-feira, 10 de julho de 2012

II Atlas do Priolo reúne mais de 50 voluntários para contar exemplares desta espécie em risco de extinção


O II Atlas do Priolo (Pyrrhula murina) começa quinta-feira a contar os exemplares desta pequena ave que apenas existe na zona nordeste de S. Miguel, nos Açores, envolvendo 51 voluntários espalhados por mais de 300 locais.

"A expetativa é que seja ultrapassada a marca alcançada há quatro anos", afirmou Joaquim Teodósio, coordenador do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, em declarações à Lusa, acrescentando que a anterior contagem, realizada em 2008, permitiu estimar a população de priolos  "entre 1.000 e 1.500" indivíduos.
Joaquim Teodósio salientou que esta espécie registou "um aumento significativo em 2006/2007 e encontra-se estável", mas frisou que ainda não é possível saber se a população de priolos se estendeu para uma área maior.
Este II Atlas do Priolo, realizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), vai decorrer nos concelhos de Nordeste e Povoação, na Zona de Proteção Especial do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, que é o único local do mundo onde vive esta pequena ave em risco de extinção.
Os voluntários, muitos dos quais ligados à biologia e às ciências da natureza, iniciam na quinta-feira a primeira contagem no campo, num total de mais de 300 pontos que, segundo Joaquim Teodósio, "cobrem a totalidade os concelhos do Nordeste e Povoação".
Este voluntários, que estão a frequentar desde o início da semana ações de formação, estarão divididos por sete equipas, sendo o primeiro ponto de contagem realizado às 06:30 (07:30 em Lisboa).
Joaquim Teodósio garantiu que o método utilizado "é dos mais rigorosos para estimar as populações selvagens", permitindo evitar possíveis duplicações na contagem.
O priolo, segundo este especialista, "continua a ter uma população muito pequena", alertando que ainda é "uma espécie com estatuto de ameaça elevado".
Os avanços conseguidos nos últimos anos já permitiram, no entanto, que o priolo tenha deixado de ser uma espécie `Criticamente em Perigo de Extinção`, para ser uma espécie `Em Perigo de Extinção`.
A contagem de exemplares que vai decorrer até sexta-feira é considerada essencial para acompanhar a evolução da população desta espécie, permitindo ainda recolher informação importante para a planificação de medidas tendo em vista a sua preservação.

Fonte:  http://www.flickr.com/photos/cazeribeiro1/

Sem comentários:

Enviar um comentário