sábado, 14 de julho de 2012

Carduelis obsoleta - o mais antigo dos Verdilhões

Os Carduelis obsoleta (conhecido por Trombettiere del Lichtenstein em Italiano, Lichtenstein's Desert Finch em Inglês e Camachuelo de Lichtenstein em Castelhano, Verdilhão do Deserto em Português) são membros da familia Fringillidae, que vivem nas zonas deserticas da Turquia, Afeganistão, Jordânia, Síria, Iraque, Irão, Cazaquistão, Mongólia, Índia, República do Tajiquistão, Usbequistão, Quirguistão e China. Habitam preferencialmente zonas onde haja água disponível mas também em montes baixos e sopés e vales cultivados.

Distribuição

Estas aves têm cerca de 15 cm de comprimento e um peso à volta de 17 - 28 gramas, (o mesmo que um Verdilhão Europeu), e os sexos são praticamente iguais. A melhor maneira para distinguir o macho da fêmea é através da tonalidade da cor, principalmente na cabeça e asas, onde é mais viva nos machos. As fêmeas também têm a cor do bico menos forte e quase não têm a lista ocular.

Macho
Fêmea
Macho à frente e fêmea atrás
Juvenis

Em cativeiro é preferível alojar um casal em gaiolas de cerca de 120 cm de comprimento, pois como é costume com a maioria dos Fringilídeos, quando o macho se encontra com o cio e quer acasalar, torna-se agressivo e persegue a fêmea para acasalar com ela, o que numa gaiola menor poderia causar a morte dela. Assim nestas dimensões a fêmea tem espaço para poder fugir caso seja necessário.

A sua alimentação é à base de sementes (em cativeiro uma mistura para fauna acho que serve mas não encontrei grande coisa sobre a composição utilizada em cativeiro a não ser que durante a criação usa-se apenas painço e alpista para os machos não engordarem demasiado) e também comem insectos (em cativeiro usa-se principalmente bicho da trela (Tenebrio molitor) e ovos de formiga). Em cativeiro também comem papa e sementes germinadas.

A postura é de 4 a 6 ovos, que são duma cor verde ou azul clara e levemente sarapintados (parecidos com os de um Verdilhão Europeu) e numa época uma fêmea apenas costuma fazer duas posturas. 
Em cativeiro o casal mostra-se um pouco nervoso quando está a criar e pode abandonar a postura facilmente, por isso convém deixa-los sossegados e importuna-los e menos possível. Quando a criação direta não corre bem pode-se passar as crias/ovos para amas que são normalmente Canárias ou Carpódacos do México, sendo os últimos mais adequados pois pegam bem no alimento vivo, ao contrário dos Canários. As crias demoram muito mais tempo a serem independentes que os restantes Fringilídeos, o que pode causar problemas quando são criados por amas mas quando são criadas pelos próprios pais isso não provoca nenhum problema. É normal as fêmeas alimentarem muito bem as crias e os machos estão sempre a dar comer à fêmea, embora seja aconselhável separar o macho nas primeiras posturas, pois pode destruir posturas e matar as crias. Depois é ir tentando habituar o macho a estar com a fêmea durante o choco e criação das crias.
Estas aves necessitam de bastante cálcio e outros sais minerais durante a criação.

Fonte: Andrey Gajduchenko

Fonte: Andrey Gajduchenko

Esta espécie, juntamente com o Bico Grossudo (Coccothraustes coccothraustes), o Carduelis lawrencei e o Uragus sibiricus, é dos meus Fringilídeos preferidos e que um dia gostava de poder ter e criar.

Descobri que esta ave é, ao contrário do que se pensava, o ancestral comum dos Verdilhões, estando mais próximo dos Carduelis (ou Chloris se o género Carduelis for separado) do que dos Pintarroxos-trombeteiros (Rhodopechys) com quem anteriormente eram juntamente classificados, baseado em análises de ADN, bem como pelas vocalizações e pela lista negra ocular, numa pesquisa de de Zamora et al. (2006).
Embora tenha algumas parecenças com os Rhodopechys, como a lista rosada nas asas, cor corporal e habitat, essas parecenças muito provavelmente devem-se a uma evolução convergente devido ao seu habitat.

Artigo da minha autoria

Informação recolhida em:

1 comentário:

  1. Buenas tardes, Tienes disponible a la venta Carduelis obsoleta _ ?

    elmesiasahora@yahoo.com.ar


    gcias.

    ResponderEliminar