sábado, 8 de setembro de 2012

Lonchuras a iniciar a reprodução

Aqui na minha zona houve um grande aumento da humidade do ar, o que levou a uma mudança de comportamento nos meus Castanhovs e, sobretudo, nos Dominós.

Os machos passam a vida a cantar para as fêmeas e estas, com palhas no bico, mostram-se disponíveis para acasalar. Tinha todos os exemplares no mesmo viveiro, o que também ajudou a que este comportamento se desenvolvesse.

Visto os Lonchuras asiáticos responderem a variações climáticas, principalmente à humidade, esta altura é das melhores para a criação deste tipo de aves, devido a combinação de temperaturas amenas e humidade elevada. Isto é mais notado nos Dominós do que nos Castanhovs, visto os primeiros serem originários da Ásia tropical e os últimos serem da subespécie australiana, cujo o habitat é mais seco e respondem menos a alterações climáticas e mais a alterações alimentares, como os Diamantes Australianos.

O único problema é que de 7 Dominós, apenas tenho 2 fêmeas certas e 2 machos certos, os outros 3 ainda não descobri o que são. E dos 4 que tenho a certeza do que são, apenas 2 fêmeas e 1 macho são de 2011, o outro macho é de 2012 e acabou a muda à pouco tempo. Nos Castanhovs, dos 4 adultos que tenho, apenas tenho 1 fêmea, que é a fêmea reprodutora ... Tenho os juvenis ainda a mudarem, 1 deles é um macho, o resto ainda não sei, mas são aves ainda muito atrasadas para começarem a reproduzir-se, só mais ou menos em Abril é que estão prontos. Ou seja, fazia-me falta pelo menos um macho Dominó adulto e uma fêmea Castanhov adulta para puder criar com 2 casais de cada nesta altura.

Sendo assim, separei um casal de Dominós (que é o reprodutor) para ver no que dá. O resto fica em stand by, até porque só começo realmente a minha época em finais de Janeiro/inicio de Fevereiro, dependendo de como esteja o tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário